NOTÍCIAS

Preocupação ambiental e a indústria do plástico.

 Um dos nossos desafios como representantes da indústria do plástico em nível nacional consiste em desfazer as falsas impressões do público acerca do nosso segmento. Do ponto de vista ambiental, por exemplo, é preciso ressaltar que a indústria do plástico vem se mobilizando para garantir o retorno dos produtos plásticos pós-consumo à indústria de transformação, a fim de que novos produtos plásticos sejam produzidos, e o ciclo, devidamente fechado.

 
Provas dessa preocupação residem em iniciativas como o InPev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - e o Programa Jogue Limpo. Em ambos os casos, a indústria mobiliza recursos com o intuito de promover o retorno das embalagens pós-consumo ao setor produtivo, evitando a contaminação do meio ambiente em virtude dos resíduos perigosos - respectivamente, embalagens de agrotóxicos e de óleos lubrificantes.
 
Outra evidência do engajamento da indústria do plástico diz respeito à elaboração do Acordo Setorial para implementação de sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo de produtos não perigosos. O objetivo é facilitar a chegada das embalagens pós-consumo à indústria de reciclagem. Mas, para que a logística reversa de embalagens tenha sucesso, é necessário estimular o engajamento de toda a sociedade, ou seja: motivar consumidores, indústrias fabricantes e usuárias de embalagens, distribuidores e demais atores envolvidos nessa ampla cadeia de produção e consumo a abraçarem a causa da sustentabilidade.  Fonte: Abiplast